Gugu dada – em inglês?
Pais, professores, educadores
e vizinhos do meu prédio algum dia já me perguntaram qual a melhor idade para
uma criança começar a aprender inglês.
Os especialistas não são unânimes em suas
respostas. Para alguns, não passa de um mito a noção de que crianças novinhas
aprendem melhor e mais rapidamente do que marmanjos. “Studies have shown that adolescents and adults are in many ways better
at learning a new language than children, except in the area of
pronunciation. This is probably because they are already literate in their
first language and can use some of their knowledge about language and language
learning when learning the second language... So the best age for a person to
start learning a foreign language, according to current research, is early
adolescence, i.e., about 11-13. And the
more motivated the child is to learn the new language, the more successful he
will be! http://esl.fis.edu/parents/advice/myth2.htm
http://www.naeyc.org/tyc/files/tyc/11Tips.jpg
Por outro lado, há inúmeros estudiosos que acham exatamente o
contrário. Vale a pena, e muito, ensinar uma criança de, digamos, três anos,
uma segunda língua. “Why should learning another
language be started at such a young age? Simply, because the younger the
learner, the better they are at mimicking new sounds and adopting
pronunciation. The brain is open to new sounds and patterns in preadolescence. At
this age, young children have time to learn through play-like activities.
Language lessons can be informal and children’s minds are not yet cluttered
with facts to be stored and tested. Before children become self- conscious they
can try out their newly acquired languages without fear of embarrassment.” By Catherine Ford
https://katiestringer.files.wordpress.com/2011/12/respect-your-parents-they-did-high-school-wo-google-or-wikipedia306.jpg
E eu, o que acho? Só posso dar
uma resposta puramente pessoal, baseada não em teorias psico-pedagógicas, mas
na minha experiência de vida. Numa sala de aula, atrevo-me a dizer que uma 5ª
série progride mais depressa do que um 3º colegial. Portanto, minha resposta é:
the sooner the better.
Quando meus dois filhos tinham
oito ou nove anos de idade, mudou-se para o nosso prédio uma família italiana
com quatro filhos, dois dos quais tinham mais ou menos a idade dos meus. Os
dois outros eram mais velhos. Em questão de meses, os italianinhos mais jovens
estavam perfeitamente adaptados e falavam português com muita fluência. Desde o
início de sua amizade, nunca houve nenhum problema de comunicação. Já os dois
mais velhos falavam com um forte sotaque, muito semelhante aos seus pais.
Dos cinco netos que eu tenho –
modéstia à parte – três são alemães. Eles dominam português e alemão sem
nenhuma dificuldade. Na verdade, eu diria que, até uma certa idade, eles não
têm sequer consciência da língua que estão falando. Eis um diálogo ocorrido
poucos dias atrás entre minha filha e o meu neto de três anos e meio:
- Você quer fazer xixi, Freddy?
- Nein, danke.
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