quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Caça-words

A Folha de São Paulo publica hoje (28/01/2016) um interessante caderno especial sobre o ensino de uma segunda língua.
Que língua estudar, em que escola matricular o filho, qual a idade ideal para iniciar os estudos etc. Estas são algumas das perguntas que o caderno Caça-Palavras procura responder.

Eu vou me limitar a abordar duas questões: as crianças pequenas que começam cedo a aprender uma língua estrangeira não confundem as duas? Confundem, e daí? Eu tenho um neto que agora tem quatro anos. Desde que nasceu ele é exposto diariamente, vinte e quatro horas por dia, ao português da minha filha e ao alemão do pai e dos irmãos mais velhos. Não há problema nenhum. Ele ouve uma pergunta numa língua, responde na outra, começa uma frase em português e termina-a em alemão ou vice-versa. Ele sabe que água é Wasser. No Kindergarten, se ele pede água e a professora não entende, ele pede Wasser e sacia a sede do mesmo jeito.
Anos atrás, os dois irmãos mais velhos, que agora têm 14 e 13 anos, diziam coisas como ‘Ele joga não bom’. Agora eles dizem ‘Ele não joga bem.’ No problem.
A segunda questão diz respeito aos cursos extras de inglês que estão se expandindo nas escolas privadas de todo o país. Modéstia à parte, eu devo ter sido o primeiro a introduzir o pomposamente chamado Cambridge Course para preparar os alunos para prestar os exames de inglês da Cambridge University. Sem palmas, por favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário