quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

39. Pânico

Resposta do teste 38: c

Teste 39: pânico
a)   Pan, deus dos bosques, das pastagens e dos pastores. Dentre os deuses da mitologia grega, Pan era dos mais tranquilos, matando o tempo em bucólicos passeios pelos campos do Olimpo. Agora, que ninguém se atrevesse a incomodá-lo durante sua soneca após o almoço. Pan acordava num mau humor tal, que soltava um grito pavoroso, assustando as ovelhas e fazendo-as disparar em todas as direções. Em outras palavras, elas e, mais do elas, os pastores, entravam em pânico. Vocês não imaginam o que eles diziam de Pan quando isso acontecia.

b)    São Felipe, um dos doze apóstolos, muito querido de todos por sua bondade e pelos pães deliciosos que ele sabia assar. Após a ressurreição de Cristo, Felipe foi enviado, juntamente com sua irmã Mariana, para pregar na Grécia, Frígia e Síria, lugares perigosos até hoje. Na cidade de Hierópolis, São Felipe operou um milagre: curou a mulher do procônsul e converteu-a ao cristianismo. O procônsul, pê da vida, mandou crucificá-lo de cabeça para baixo. Mesmo assim, Felipe continuou a pregar. A multidão, comovida, pediu que o procônsul aliviasse a barra de Felipe, mas este protestou, dizendo que estava tudo bem e que eles não precisavam se incomodar. Morreu na cruz. Hoje em dia, os devotos de São Felipe representam-no na cruz, com uma cesta de pães e outras coisas que não vêm ao caso. Reza a lenda que alguém roubou os pães durante a noite e Felipe ficou desesperado, isto é, em pânico, gritando até morrer: “I miei pani! Dove sono i miei pani, porca miseria?”

c)   Ludwig van Beethoven (1770-1827), compositor alemão, autor de, entre outras obras, nove sinfonias – uma mais espetacular do que a outra, principalmente porque ele foi perdendo a audição progressivamente, tendo ficado, por volta de 1796, aos 26 anos de idade, surdo como uma porta. Exatamente por isso, num acesso de raiva, ele criou a imortal e popularíssima Sinfonia n.º 5 em dó menor Op. 6, composta entre 1804 e 1808. O início, transcrito abaixo, é uma sucessão de pan-pan-pan-pan verdadeiramente assustadora. Daí a associação de pânico ao desespero de Beethoven em não conseguir ouvir direito as obras primas que ele próprio compunha.
  


{\clef treble \key c \minor \time 2/4 {r8 g'8[ g'8 g'8] | ees'2\fermata | r8 f'8[ f'8 f'8] | d'2~ | d'2\fermata | } }

Nenhum comentário:

Postar um comentário