ENEM – INGLÊS – 2017
Magister dixit:
Quosque tandem, Catilina,
abutere patientia nostra?
Brasilia delenda est.
Dito isso, a título de
lembrete, vamos ao Enem. Aviso que não vou reproduzir os textos, nem
comentar as alternativas corretas, Ater-me-ei (!) às incorretas, com
comentários sucintos e vermelhos.
1.
Antes de viajar, turistas geralmente buscam
informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de viagens
de Israel
a) descreve
a história desse local para que turistas valorizem seus costumes milenares. (a história de Israel está ausente deste trecho)
b) informa
hábitos religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.
(os hábitos
religiosos não são nem de longe mencionados no texto)
c) divulga
os principais pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem. (faz vagamente menção a pontos turísticos, mas não os divulga)
d) recomenda
medidas de segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais. (as medidas de segurança são necessárias, mas não são especificadas)
e) apresenta
aspectos gerais da cultura do país para continuar a atrair turistas
estrangeiros.
2.
A autora desse comentário sobre o filme Frida
mostra-se impressionada com o fato de a pintora
a) ter
uma aparência exótica. (com aquelas pestanas de
taturana, Frida tinha mesmo uma aparência singular, mas não foi isso que impressionou a autora do texto. Há aqui uma
mistura, uma ‘salada’ de frases do texto.)
b) vender
bem a sua imagem. (nenhuma referência é feita à
tentativa de Frida ‘vender sua imagem’. Ausência.)
c) 8 ter
grande poder de sedução. (Ausência: Frida era de fato
sedutora, mas o texto não trata disso.)
d) assumir sua beleza singular.
e) recriar-se por meio da pintura. (‘salada’: ela não se esforça para recriar-se. Ela era o que
era.)
3.
No que diz respeito à tragédia ocorrida em
Burkesville, a autora da carta enviada ao The New York Times busca
a) reconhecer
o acidente noticiado como um fato isolado. (o acidente
está longe de ser isolado. ‘Salada’.)
b) responsabilizar
o irmão da vítima pelo incidente ocorrido. (é óbvio que
a autora do texto não está pretendendo responsabilizar uma criança de 5 anos
pelo trágico incidente. ‘Salada’. das brabas.)
c) apresentar versão diferente da notícia
publicada pelo jornal. (Ausência. Nem em sonhos a autora
pretende isso.)
d) expor
sua indignação com a negligência de portadores de armas.
e) reforçar
a necessidade de proibição do uso de armas por crianças. (‘salada’ das grossas: as crianças não usam armas; elas , quando podem, brincam com elas.)
4.
Neste
texto publicitário, são utilizados recursos verbais e não verbais para
transmitir a mensagem. Ao associar os termos anyplace e regret à
imagem do texto, constata-se que o tema da propaganda é a importância da:
a) vocabulário: a mancha de óleo não afeta o meio ambiente. Afeta o
bolso do consumidor que escolheu mal o posto para trocar o óleo.)
b) (Vocabulário: não há nenhuma referência, direta ou indireta, a
qualquer motor)
d) (Vocabulário)
e) (Idem)
Segundo informações veiculadas
pela NBC News, a geração digital já tem seu espaço conquistado nas agências
britânicas de inteligência. O governo britânico decidiu que
a)
enfrentará a guerra vigente e deliberada contra
a propriedade intelectual no Reino Unido. (não há
guerra ainda. Ausência)
b)
abandonará a política de contratação de
universitários como agentes secretos. (é exatamente o
contrário: salada.)
c)
recrutará jovens jogadores de Xbox como
ciberespiões das agências de inteligência. (salada: não
se trata de jogadores de Xbox, mas sim de jovens talentosos ligados à
cibernética.)
d)
implantará um esquema de capacitação de
adolescentes para atuarem como agentes secretos.
e)
anunciará os nomes dos jovens a serem
contratados pelas agências de inteligência. (mais do
que ‘salada’, uma estupidez: como revelar a identidade de agentes secretos?)
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