quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

casanova

Quosque tandem, Temer, abutere patientia nostra?
Brasilia delenda est

Resposta do teste 7: b
Teste 8: casanova
a)   Gianpietro Baroldi (1745-1812), filho bastardo de Francesco Palladini, um nobre genovês sem um tostão no bolso, mas que fingia ser um milionário.  Rapaz bonito e sedutor, Gianpietro, um durango, vivia faturando as mulheres da alta sociedade, morando de graça nas propriedades delas. Como ele tinha uma amante atrás da outra, estava sempre mudando de endereço. Daí seu apelido: Gianpietro Casa Nuova.
b)  Maestro Cesare Casanova (1756-1830), compositor de valsas e mazurcas. Como isso lhe rendia muito pouco dinheiro, ele também dava aula particular de piano para as jovens aristocratas da época em Roma, sua cidade natal. Entre um compasso e outro, o malandro aproveitava para seduzir as moçoilas casadouras da capital italiana. Reza a lenda que nenhuma lhe escapou.

c)   Giacomo Casanova (1725-1798) estava a pricípio destinado à carreira eclesiástica, mas a religião decididamente não era a sua praia. Dizem que teve mais de 700 amantes. Ele costumava negar com um sorrisinho maroto. “Que exagero...Acho que não passou de 500.” Dono de fina lábia, não só seduzia todas (repito: todas) as mulheres de Veneza, sua terra natal, como também se relacionava com os intelectuais mais badalados de seu tempo, tais como Mozart, Voltaire e Goethe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário