segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

13. dérbi

Quosque tandem, Temer, abutere patientia nostra?
Brasilia delenda est
Resposta do teste 12: c
Teste 13: dérbi
a)   Royal Derby, garanhão vencedor de 36 corridas consecutivas entre 1902 e 1012. Seu proprietário, sir Alfred Hiccock Lewis, chegou a recusar uma oferta de 200.000 libras pelo cavalo. Sua esposa (a de Lewis, não de Derby) teve um ataque de nervos e pediu o divórcio diante da relutância do marido em vender o animal. “Bloody idiot,” disse ela diante do juiz. Pegou mal, uma vez que uma dama vitoriana não dizia essas coisas em público. Curiosamente, Royal Derby nunca mais venceu uma corrida. Passou seus últimos dias numa das fazendas de sir Alfred, levando na garupa os netos do seu antigo dono.

b)   O 12º Conde de Derby, Edward Smith-Stanley (1752-1834) e um grupo de amigos, todos ricaços desocupados, resolveram promover uma corrida de cavalos, que deveriam ter, exatamente. 3 anos de idade, não mais, não menos. Cada um entraria com seu animal predileto e o vencedor receberia um prêmio. A história não registra de quem foi o cavalo campeão. Supõe-se hoje que tenha sido o cavalo de Edward Smith-Stanley. Mas isso não vem ao caso. O que importa é que, como tudo que acontece na inglaterra, essa competição passou a ser mais uma daquelas tradições britânicas, destinadas a atrair turistas e realizadas em Epsom. A Rainha, vidrada em cavalo, comparece todo ano.



c)   Na Terça-Feira Gorda (Terça-Feira de Carnaval – Mardi Gras em inglês), era costume, desde a Idade Média, no condado de Derbyshire, na Inglaterra, um torneio entre as cidades de Derby e Baslow. Todos os jovens – sem nenhum limite de número de pessoas, eram convidados a participar. O jogo, sem árbitro e sem nenhuma regra – do tipo vale tudo – consistia em levar a bola, feita de couro de boi, até a praça principal da vila adversária. Isso significava que o resultado era sempre 1 a 0, acompanhado de ossos quebrados, cabeças rachadas, fraturas expostas e ferimentos a faca, que, felizmente, eram poucos. Parece que a cidade de Derby se saía vencedora na maior parte das vezes, caso contrário uma partida entre dois times rivais não se chamaria dérby e sim báslou.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário