Encontrei no site http://busyteacher.org/3605-how-to-teach-past-simple-reg-irreg.html
um roteiro que é apresentado como ‘moderno’ para o ensino do Simple Past dos verbos irregulares. Ao
examinar os passos que o professor deve seguir e que reproduzo abaixo, descubro,
para minha surpresa, que eu já era moderninho há mais de trinta anos:
1.
Introduce the
Simple Past of regular verbs
2. .
. Practice the Simple Past of regular verbs
3. Introduce the Simple
Past of irregular verbs
4.
Practice the Simple Past of
irregular verbs
5. Introduce the Simple
Past – Negative forms
6.
Introduce the Simple Past –
Interrogative forms
7. Introduce the Simple
Past - Short answers
8. Provide extended practice
O texto,
porém, se encerra com uma observação com a qual eu não concordo inteiramente: “...make sure your students practice the Simple Past in
context, and not by memorizing lists
of verbs.”
Existe hoje em dia e, na verdade, já faz
tempo, uma aversão quase que unânime à chamada decoreba. Eu não sou assim tão
radical – pelo menos, quanto a isso! Não é fato que a gente tem de saber de cor
o nosso endereço, a chapa do nosso carro, a data de nosso nascimento, as senhas
de nossos cartões de crédito, os números de nossos telefones fixos e celulares
etc. etc.? Qual é o drama então de decorar a lista dos verbos irregulares em
inglês? A enorme maioria dos verbos ingleses é constituída de verbos regulares.
Os sites consultados falam em thousands
of regular verbs. Em comparação com uns 80 ou 100 irregulares, até que não
são muitos.
Em resumo, eu não sou contra a decoreba da
injustamente detestada lista dos irregulares. Isso me faz lembrar uma inglesa,
de nome Stephanie, que uma vez me disse: “My dad buyed it for me.” Ela tinha quatro anos.
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