terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Gugu dada - em inglês?

Gugu dada – em inglês?
Pais, professores, educadores e vizinhos do meu prédio algum dia já me perguntaram qual a melhor idade para uma criança começar a aprender inglês.

Os especialistas não são unânimes em suas respostas. Para alguns, não passa de um mito a noção de que crianças novinhas aprendem melhor e mais rapidamente do que marmanjos. “Studies have shown that adolescents and adults are in many ways better at learning a new language than children, except in the area of pronunciation. This is probably because they are already literate in their first language and can use some of their knowledge about language and language learning when learning the second language... So the best age for a person to start learning a foreign language, according to current research, is early adolescence, i.e.,  about 11-13. And the more motivated the child is to learn the new language, the more successful he will be! http://esl.fis.edu/parents/advice/myth2.htm
                                                           
http://www.naeyc.org/tyc/files/tyc/11Tips.jpg

Por outro lado, há inúmeros estudiosos que acham exatamente o contrário. Vale a pena, e muito, ensinar uma criança de, digamos, três anos, uma segunda língua. “Why should learning another language be started at such a young age? Simply, because the younger the learner, the better they are at mimicking new sounds and adopting pronunciation. The brain is open to new sounds and patterns in preadolescence. At this age, young children have time to learn through play-like activities. Language lessons can be informal and children’s minds are not yet cluttered with facts to be stored and tested. Before children become self- conscious they can try out their newly acquired languages without fear of embarrassment.” By Catherine Ford
                                                           
         https://katiestringer.files.wordpress.com/2011/12/respect-your-parents-they-did-high-school-wo-google-or-wikipedia306.jpg
E eu, o que acho? Só posso dar uma resposta puramente pessoal, baseada não em teorias psico-pedagógicas, mas na minha experiência de vida. Numa sala de aula, atrevo-me a dizer que uma 5ª série progride mais depressa do que um 3º colegial. Portanto, minha resposta é: the sooner the better.

Quando meus dois filhos tinham oito ou nove anos de idade, mudou-se para o nosso prédio uma família italiana com quatro filhos, dois dos quais tinham mais ou menos a idade dos meus. Os dois outros eram mais velhos. Em questão de meses, os italianinhos mais jovens estavam perfeitamente adaptados e falavam português com muita fluência. Desde o início de sua amizade, nunca houve nenhum problema de comunicação. Já os dois mais velhos falavam com um forte sotaque, muito semelhante aos seus pais.

Dos cinco netos que eu tenho – modéstia à parte – três são alemães. Eles dominam português e alemão sem nenhuma dificuldade. Na verdade, eu diria que, até uma certa idade, eles não têm sequer consciência da língua que estão falando. Eis um diálogo ocorrido poucos dias atrás entre minha filha e o meu neto de três anos e meio:
 - Você quer fazer xixi, Freddy?
- Nein, danke.



Nenhum comentário:

Postar um comentário