quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Exemplos, por exemplo

Exemplos, por exemplo

Quando resolvi tocar meu barco como professor e não como advogado, espelhei-me não nos melhores mestres a cujas aulas eu tive o privilégio de assistir, mas – pelo contrário – no pior professor de toda minha vida. Não fui inspirado pelo Ayrton, de inglês, pelo Pinheiro, de filosofia, pelo Pina, de latim, todos do Colégio Estadual Presidente Roosevelt; pela Mrs. Stevens, de literatura inglesa, do curso de Letras da USP e nem tampouco pelo Cesarino, de direito do trabalho, da São Francisco.

Nada disso. Para tornar-me um professor pelo menos razoável, foi preciso ter em mente um homem cujo nome não vou citar, até porque nem sei se está vivo. E não se deve chutar cachorro morto. Neste caso, literalmente.

Três defeitos, que ele tinha em abundância, eu não poderia repetir em sala de aula, a saber:
-  falar um português chinfrim, com erros de toda espécie;
- dominar mal e porcamente a matéria que lecionava;
- tratar os alunos com arrogância e desdém.

E foi o que tentei fazer. Acho que não me saí de todo mal.

Tudo isso para dizer que pais e professores devem fazer todo o possível para evitar que seus filhos ou alunos se deixem contaminar pelos exemplos dados em abundância pelos nossos dirigentes, sejam eles políticos, juízes, empresários ou autoridades de qualquer calibre, vivos ou mortos, brasileiros ou estrangeiros.
CroppedImage608342-lies-better1.jpeg (608×342)
http://iai.tv/assets/Uploads/_resampled/CroppedImage608342-lies-better1.jpeg
Em casa ou na escola, os jovens devem repudiar e denunciar patacoadas tais como:
- “Juro dizer a verdade, toda a verdade, nada mais que a verdade.” (Qualquer um)
- “We found the weapons of mass destruction [in Iraq]. We found biological laboratories.” (George W. Bush)

- “I can say categorically that… no one in the White House staff, no one in this administration, presently employed, was involved in this very bizarre incident.” (Richard Nixon, a respeito do Watergate)
- “Io non ho dormito con Ruby.” (Berlusconi, sobre a garota de programa que frequentava suas festas)
- “Não houve mensalão.” (Lula)
- “Ganhei 200 vezes na loteria.” (João Alves, um dos anões do Orçamento)
- “Eu não tenho conta na Suíça.” (Eduardo Cunha)
- “Todo o poder emana do povo. (Parágrafo único do artigo 1º da Constituição de 1988)
- “Snus (um tipo de nicotina que se põe na boca) is a special form of tobacco that’s got practically no carcinogens in it. There are some questions about whether it might have a slight increased risk of heart disease, but it’s near enough safe.” (Robert West, professor de psicologia da saúde na University College,  em Londres)
- “Das Tausendjährige Reich” (Hitler, sobre o Reich dos Mil Anos)
- “Pior do que está não fica.” (Tiririca)

http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/pinoquio_dia_mentira.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário