segunda-feira, 2 de março de 2015

CARNAVAL ALEMÃO

Para começar, o carnaval na Alemanha não é uma festa nacional. É comemorado apenas em um pequeno número de cidades. Colônia é uma delas. Essa é a primeira esquisitice dos alemães: se você está em Colônia, pega um bonde (juro por Deus!) e vai até Bonn, você não vê o menor vestígio do ‘tríduo momesco’, como a sacanagem generalizada no Brasil costumava ser chamada. Agora, se você fica em Colônia, o que você vê? Bem, aí começa a segunda esquisitice: o carnaval lá é oficialmente inaugurado às 11:11 da manhã do dia 11/11. Me explicaram por quê, mas eu esqueci. A partir dessa data, você começa a notar a presença de certas pessoas andando fantasiadas na rua. São pessoas sérias, sisudas, carregando um laptop numa mão e um porrete na outra, indo para o trabalho vestidas de trogloditas. Ou uma aluna de uniforme, mochila às costas e uma anteninha na cabeça, à la Chapolin Colorado. Ou ainda uma senhora de uns setenta anos, com o rosto pintado de palhaço, de mão dada com a netinha, que ostenta saltitante um belo nariz vermelho postiço. Esse pessoal sai de casa assim, toma o ônibus ou o metrô, vai para o escritório, o supermercado ou a escola na maior tranquilidade, sem causar o menor espanto ou constrangimento. Aliás, os caixas dos mercados e os vendedores das lojas também vestem fantasias.
Quando chega o carnaval mesmo, aí acontecem duas coisas:
- a parada. Um desfile que dura horas e horas. Pessoas fantasiadas de príncipes, soldados, piratas, oncinhas, Bob Esponja, Peter Pan, Mulher Maravilha, mosqueteiros e girafas, além de carros alegóricos, dos mais simples aos mais sofisticados. Em ambos os lados das ruas por onde passa o desfile, as pessoas com seus filhos e netos se enfileiram para receber as ‘Camele’ - doces, balas e chocolates que os foliões atiram de montão para o público infantil. Tudo sem patrocínio de nenhum bicheiro, nenhuma marca comercial, e sem nenhuma ajuda financeira da prefeitura. Eu mesmo participei de uma parada menor, num subúrbio da cidade. Minha filha, meu genro, meus netos e minha mulher desfilamos fantasiados de Rei Sol, com perucas e camisolões amarelos e alaranjados, meu genro empurrando um carrinho de supermercado cheio de guloseimas – assim eram chamadas essas porcarias que estragam os dentes, e todos nós gritando ‘Cameeeele’ a plenos pulmões. Foi cansativo, fiquei afônico por uns dias, mas valeu a pena.
- as festas. Numa determinada noite, os homens vão a bares, devidamente fantasiados de policiais ingleses, astronautas, macacos, dedos (sim, polegares imensos que certos urologistas confeccionam) e ovo frito (não sei explicar isso – só vendo) e passam horas bebendo. Na noite seguinte, as mulheres fazem a mesma coisa. E há também as festas em que casais se divertem juntos.
A terceira esquisitice é que o carnaval não é, para eles, uma ocasião de ‘get lucky’ com algum pierrô ou odalisca. Não. A curtição se limita a duas coisas: fantasiar-se com o maior esmero possível e encher a cara até cair. Nessas noites, não se vê um único carro nas ruas, a não ser táxis. Ninguém dirige pela cidade, uma vez que estão todos bêbados.
Isso é tudo que eu lembro. Deve haver mais coisas para contar, mas minha ressaca está demais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário