quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

48. Jeca Tatu

Resposta do teste 47: c
Crianças,
Precisei interromper minha série de epônimos, porque estava fazendo a revisão final de dois novos livros que sairão muito em breve. Aguardem notícias.
Teste 48: Jeca Tatu
a)   Personagem fictício, criado por Euclides da Cunha para simbolizar o sertanejo ideal. “O sertanejo” ─ escreveu ele
n’Os Sertões ─ “é antes de tudo um forte.” E é assim que o autor visualizava Jeca Tatu ─ forte, persistente, incapaz de curvar-se frente às vicissitudes da vida. 
b)   Personagem central de Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato: um boneco de sabugo de milho, que Pedrinho, primo de Narizinho, confectionou para dar de presente à prima. Depois de ser esquecido em meio aos livros, deu para emitir opiniões sábias. Emília o trata como escravo.

c)   Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato em Urupês. Simboliza o caipira brasileiro, indolente, bexiguento e condenado ao atraso econômico, educacional e à indigência política. Para ajudar a popularizar o já famoso Biotônico Fontoura, Lobato criou um livrinho contendo noções básicas de higiene e saneamento, que ficou conhecido como ‘Almanaque Fontoura’. Jeca Tatu é o anti-heroi da historinha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário