quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Epônimos - Parte 2

Quosque tandem, Temer, abutere patientia nostra?
Brasilia delenda est.
Respostas do teste anterior: 
1: b; 2. a

1.   Atlas
a)   na mitologia grega, Atlas desafiou Hércules, dizendo que era o mais forte de todos os deuses do Olimpo. Hércules então passou a fazer trabalhos cada vez mais pesados – que ficaram conhecidos como ‘os 12 trabalhos de Hércules’ – mas Atlas morria de rir, fazendo pouco caso do seu rival e dizendo: “Você aguenta carregar o mundo nas costas, como eu?” Os cartógrafos da época costumavam inserir a figura de Atlas com o mundo nas costas nos seus antigos mapas-múndi. E a moda pegou.
b)   na mitologia grega, Atlas olhou-se nas águas claras de um riacho e ficou encantado com sua beleza. Zeus decidiu puni-lo por sua vaidade e colocou-lhe uma opção: ou ficar acorrentado durante 30 mil anos no topo de uma montanha, tendo seu fígado bicado diariamente por um abutre, ou carregar o planeta Terra nos ombros. Atlas preferiu a Terra e os cartógrafos começaram então a desenhar a figura de Atlas sustentando o mundo nos ombros. E a moda pegou.

c)   na mitologia grega, Atlas foi punido por Zeus e condenado a sustentar os céus sobre os ombros, mas os antigos cartógrafos, que não sabiam nada de grego e não distinguiam um δ de um ∑, costumavam inserir a figura de Atlas carregando o mundo (e não os céus!) nos seus antigos mapas-múndi. E a moda pegou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário