segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Enem - Inglês - 2017

ENEM – INGLÊS – 2017
Magister dixit:
Quosque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?
Brasilia delenda est.
Dito isso, a título de lembrete, vamos ao Enem. Aviso que não vou reproduzir os textos, nem comentar as alternativas corretas, Ater-me-ei (!) às incorretas, com comentários sucintos e vermelhos.

1.       Antes de viajar, turistas geralmente buscam informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de viagens de Israel
a)      descreve a história desse local para que turistas valorizem seus costumes milenares. (a história de Israel está ausente deste trecho)
b)      informa hábitos religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.  (os hábitos religiosos não são nem de longe mencionados no texto)
c)       divulga os principais pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem. (faz vagamente menção a pontos turísticos, mas não os divulga)
d)      recomenda medidas de segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais. (as medidas de segurança são necessárias, mas não são especificadas)
e)      apresenta aspectos gerais da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.
2.       A autora desse comentário sobre o filme Frida mostra-se impressionada com o fato de a pintora
a)   ter uma aparência exótica. (com aquelas pestanas de taturana, Frida tinha mesmo uma aparência singular, mas não foi isso que  impressionou a autora do texto. Há aqui uma mistura, uma ‘salada’ de frases do texto.)
b)   vender bem a sua imagem. (nenhuma referência é feita à tentativa de Frida ‘vender sua imagem’. Ausência.)
c)   8 ter grande poder de sedução. (Ausência: Frida era de fato sedutora, mas o texto não trata disso.)
d)    assumir sua beleza singular.
e)    recriar-se por meio da pintura. (‘salada’: ela não se esforça para recriar-se. Ela era o que era.)


3.       No que diz respeito à tragédia ocorrida em Burkesville, a autora da carta enviada ao The New York Times busca
a)   reconhecer o acidente noticiado como um fato isolado. (o acidente está longe de ser isolado. ‘Salada’.)
b)   responsabilizar o irmão da vítima pelo incidente ocorrido. (é óbvio que a autora do texto não está pretendendo responsabilizar uma criança de 5 anos pelo trágico incidente. ‘Salada’. das brabas.)
c)    apresentar versão diferente da notícia publicada pelo jornal. (Ausência. Nem em sonhos a autora pretende isso.)
d)   expor sua indignação com a negligência de portadores de armas.
e)   reforçar a necessidade de proibição do uso de armas por crianças. (‘salada’ das grossas: as crianças não usam armas; elas , quando podem, brincam com elas.)

4.       Neste texto publicitário, são utilizados recursos verbais e não verbais para transmitir a mensagem. Ao associar os termos anyplace e regret à imagem do texto, constata-se que o tema da propaganda é a importância da:
a)   vocabulário: a mancha de óleo não afeta o meio ambiente. Afeta o bolso do consumidor que escolheu mal o posto para trocar o óleo.)
b)   (Vocabulário: não há nenhuma referência, direta ou indireta, a qualquer motor)
d)   (Vocabulário)
e)   (Idem)
Segundo informações veiculadas pela NBC News, a geração digital já tem seu espaço conquistado nas agências britânicas de inteligência. O governo britânico decidiu que
a)   enfrentará a guerra vigente e deliberada contra a propriedade intelectual no Reino Unido. (não há guerra ainda. Ausência)
b)   abandonará a política de contratação de universitários como agentes secretos. (é exatamente o contrário: salada.)
c)    recrutará jovens jogadores de Xbox como ciberespiões das agências de inteligência. (salada: não se trata de jogadores de Xbox, mas sim de jovens talentosos ligados à cibernética.)
d)    implantará um esquema de capacitação de adolescentes para atuarem como agentes secretos.

e)   anunciará os nomes dos jovens a serem contratados pelas agências de inteligência. (mais do que ‘salada’, uma estupidez: como revelar a identidade de agentes secretos?)

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