quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Diálogos Históricos Improváveis

9
- Meu caro Martim, - disse o rei, olhando fixamente para o mapa do Brasil. – Eu tive uma ideia.
- Certo, - respondeu Martim Afonso de Sousa.
Sua Alteza pegou uma régua e uma pena de ganso e explicou:
- Veja, - disse ele, traçando uma linha do norte ao sul do futuro país, - esta é a linha que divide as novas terras. Certo?
- Certo.
- Agora, se eu dividir esta parte aqui em vários pedaços, da costa até a linha de Tordesilhas, eu distribuo estas terras entre os nobres que vivem cá a me torrar a paciência no Paço e eles é que tratem de colonizar aquele fim do mundo. Que lhe parece, Martim?
- Certo. Quer dizer então que Sua Alteza vai entregar a nova colônia à iniciativa privada. É isso?
- Exatamente!
- Pode dar certo...
Não deu.

10
- Acho que aqui é um bom lugar. Não acha, Anchieta? No alto de uma colina, com bom rios à nossa volta...
- Para ser franco, meu caro Nóbrega, não me agrada. Isto aqui fica muito longe da costa. Sem falar nos índios.
- Mas não foi para isso que nós viemos, homem de Deus? Para catequizar os índios?

- Está bem, - disse o Padre José de Anchieta meio ressentido.  - Se você insiste, Nóbrega, seja feita a sua vontade. Mas eu tenho certeza de que esta vila de São Paulo não vai dar em nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário