sábado, 17 de outubro de 2015

Diálogos Históricos Improváveis

3
No dia 26 de abril, domingo de Páscoa, Cabral mandou chamar frei Henrique de Coimbra, o capelão da frota.
- Frei Henrique, o senhor não acha uma boa ideia rezar uma missa hoje para a toda a marujada e também para os índios?
- Deus me livre e guarde!
- Por quê, homem de Deus?
- Mas será o Benedito que o senhor não reparou que esses índios, e principalmente essas índias, andam com as vergonhas de fora?
- E daí?
- Mas como é que eu posso me concentrar na Eucaristia com aquelas índias olhando para mim com um sorrisinho maroto?
- Já sei: o senhor celebra a missa de costas, olhando só para a cruz. As hóstias pode deixar que eu mesmo dou.


4
- Que tal, Comandante? Gostou da carta?
- Gostei, Caminha, gostei. Só o último parágrafo não me agradou. Esse negócio de pedir que Sua Alteza liberte o seu genro da cadeia não vai pegar bem.
- O pobrezinho já está preso há quatro anos, Comandante!

- Também pudera! Ele assaltou uma igreja e bateu no padre!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário