quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Resposta do teste 35: a

Teste 36: Nicotina
a)   Nicotine de Lyon (?-1616), dama de companhia de uma senhora arrogante, eternamente desconfiada que seus serviçais lhe roubavam a comida. E roubavam mesmo. Não Nicotine, que descobriu na despensa da casa um saco cheio de folhas de tabaco, que ela usava para queimar e aspirar a fumaça. Um dia, a senhora sentiu o cheiro, desceu até a cozinha e flagrou Nicotine toda chapada. A senhora também gostou do cheiro e passou a compartilhar com Nicotine aquela fumacinha viciante. Ambas morreram de câncer em 1616.

b)   Jean Nicot (1530-1600), embaixador francês em Portugal, encarregado de negociar o casamento da princesa Margaret de Valois, de 6 anos, com o rei Sebastião, de 5.
O casamento não vingou, mas durante as negociações, Nicot conheceu o tabaco. Acreditando nas propriedades medicinais da planta, ele criou uma espécie de unguento de tabaco e passou num homem com um tumor na pele. O homem sarou! Depois disso, ele introduziu na corte de Paris o hábito de cheirar pó de tabaco. Foi o maior barato: todos aqueles aristocratas afrescalhados aderiram à moda. Nicot também escreveu um dicionário, “Thresor de la langue françoyse tant ancienne que moderne”, publicado seis anos após sua morte, mas ninguém se lembra dele por causa do dicionário. 


c)   Sir Walter Nycott (pronuncia-se /ˈnaikɑt/) (1554-1618), um aventureiro inglês. Foi poeta, espião, político e proprietário de terras na Irlanda. Dizem as más línguas que também foi amante da rainha Elizabeth I, a ‘Rainha Virgem’, believe it or not. Em 1594, partiu para a América do Norte em busca do El Dorado, a Cidade de Ouro. Foi na região onde hoje se situa o estado de Virgínia que ele tomou conhecimento do tabaco, que os índios fumavam desbragadamente. Aliás, foi por isso que foi tão fácil tomar as terras dos índios. Eles tossiam o tempo todo e não lutavam para se defender. Nycott (repito: pronuncia-se /ˈnaikɑt/) levou umas folhas de tabaco para Londres e a rainha logo se viciou. Para homenagear seu ‘amigo’, nomeou-o cavaleiro e deu o nome de nicotina à substância tóxica encontrada na planta.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário