quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

34. Lei de Murphy

Resposta do teste 33: c

Teste 34: Lei de Murphy
a)   Eddie Murphy (1961- ), ator americano que atuou em inúmeros filmes de sucesso, tais como “O Professor Aloprado”, “Um Tira da Pesada” e “Um Vampiro no Brooklin”, além de emprestar sua voz como dublador de personagens memoráveis, tais como Donkey na série Shrek e Thurgood Stubbs em Os PJs.  Antes de alcançar o sucesso, Murphy comeu mui grama, tendo sido recusado por vários estúdios, o que o fez cair em depressão e tornar-se um alcoólatra, não necessariamente nessa ordem. Num dia de completa fossa, após meia garrafa de bourbon antes do almoço, ele desabafou: “Any bad shit that seems to want to happen will happen no matter what the fuck you do about it!” Depois, já sóbrio, ele suprimiu os palavrões e a frase ficou assim:Anything that can go wrong will go wrong.”

b)   Edward Murphy (1919-1990), engenheiro aeroespacial americano, nascido na zona (no bom sentido) do Canal do Panamá. Estudou na Academia Militar de West Point. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na região da Índia, China e Myanmar. De volta da guerra, passou a realizar experiências com aviões militares no Instituto Aeronáutico dos Estados Unidos. Foi aí que ele declarou que era sempre prudente estar preparado para o que ele chamou de “worst-case scenarios”. Este conselho foi aos poucos sendo adulterado, até chegar à famosa Lei de Murphy, segundo a qual “tudo que pode dar errado vai dar errado.” Ele sempre negou ter dito isso, mas não teve jeito: mesmo depois de morto, foi agraciado com o Prêmio Ig Nobel por essa lei que ele não criou. Deve estar se revirando no túmulo até hoje.


c)   Malcolm Angus Murphy (1880-1917), soldado escocês, herói da 1ª Guerra Mundial. Ferido de raspão na orelha esquerda durante um ataque alemão na batalha do Marne, na França, entre os dias 6 e 9 de setembro de 1914, Murphy pediu ao seu comandante, Capitão Lewis, que fosse levado para fora da trincheira em que se encontrava há semanas e internado num hospital. Levou um esculacho do seu superior. “What? Só por causa de um arranhãozinho na orelha?” “É que pode infeccionar, Comandante.” “Não vai nada. Cala a boca.” Infeccionou. “Comandante, I’m afraid isto está gangrenando, O senhor não quer dar um olhada?” “Não quero, não.” Gangrenou. Murphy começou a delirar de febre, dizendo a si mesmo: “Se uma feridinha pode infeccionar e gangrenar, ela vai infeccionar e gangrenar. Fuck you, Captain Lewis.” Foram suas últimas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário