segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

32. Casa da Mãe Joana

Resposta do teste 31: b
Teste 32: Casa da Mãe Joana
a)   Joana I, rainha de Nápoles (1326-1382). Em 1347, vivendo exilada em Avignon, na França, para onde fora expulsa pela Igreja em virtude de sua vida escandalosa e desregrada, ajudou a regulamentar os bordéis da cidade. E sua própria casa era uma bagunça só, onde cada um fazia a que bem entendia – sozinho ou com quantos topassem participar.

b)   Joana Fagundes da Costa (1713-1773), esposa do Conde d’Arcos. Mulher recatada e virtuosa, mãe de 14 filhos, mudou subitamente de comportamento quando ficou viúva. Abriu as portas do castelo em que vivia às margens do rio Douro, próximo à Vila Nova de Gaia, a todo viajante desejoso de um copito de vinho e uma cama quente. Para vergonha de seus filhos, ela dizia que sua casa “tem uma porta por onde todos podem entrar.” Como a região é rica em vinhedos, Dona Joana, bonitona ainda em seus trinta e poucos anos, vivia cercada de homens. Morreu na miséria. E bêbada.


c)   Joana da Silva (1804-1855), dona do mais famoso prostíbulo do Brasil Central. Seu bordel se localizava onde hoje está a Praça dos Três Poderes em Brasília. Para frequentar sua casa, ela exigia que os homens, além da taxa cobrada pelas “meninas”, lhe pagassem em títulos de propriedades de terras e sinecuras para seus seis filhos. Morreu riquíssima e seus descendentes ainda hoje gozam de muito prestígio e influência na região. A casa não existe mais, porém a fama permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário