terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PENSAMENTOS

1.    Tecnologia: Cada dia odeio mais esses troços tecnológicos. Eu, que por anos resisti a sequer comprar um celular e, quando comprei, era o mais vagabundo possível, agora tenho email, smartphone, whatsapp, blog, estou no facebook e no linkedin. Não sei distinguir um do outro e vivo  metendo os pés pelas mãos. Sem falar na memória, cada vez mais fraca.

2.    Burocracia: A base de toda burocracia se assenta na certeza de que o ser humano é desonesto. Daí vem a necessidade insana de tantas vias, carimbos, rubricas, assinaturas, certidões negativas, documentos originais com foto, cópias autenticadas, notas fiscais e o diabo. Se não houver tudo isso, a gente frauda.

3.    Triste coincidência: Em meus longos anos de vida, nunca acendi uma vela em casa. Mas aconteceram tantas coincidências que resolvi arriscar. Algumas semanas atrás fui a um leilão e arrematei uma pechincha: três castiçais judaicos. Dias depois, tive uma longa conversa com um jovem rabino que mora no meu prédio. Dei a ele um dos castiçais. Anteontem recebi um exemplar da revista Morashá, onde aprendi que o Hánuca, um feriado sagrado que dura 8 dias, teria início ontem. Decidi então acender a primeira das oito velas ao pôr do sol, como manda a tradição. Pois bem, ontem às 10 da noite, recebi a notícia de que um velho amigo – na verdade, amigo do meu irmão – que eu conheço desde meus onze anos faleceu. Ele foi a primeira pessoa a chegar ao hospital onde meu pai tinha acabado de falecer, por volta da meia noite do dia 22 de dezembro, mais de cinquenta anos atrás. Não vou mais acender vela porra nenhuma.


4.    Justiça: Não sei se sabem, mas eu escrevi um dicionário inglês-português, publicado pela FTD. Levou dez anos para ficar pronto, não vende nada, mas eu tenho muito orgulho dele. Na remota hipótese de uma nova edição, “revista e ampliada”, vou deletar o verbete ‘justiça’. Isso não existe. Pelo menos no Brasil não existe. Esse papo de que ela tarda mas não falha é conversa mole para boi com insônia dormir. Quanto à justiça divina, só Deus sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário