sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O jeito moderno de ensinar os verbos irregulares em inglês



Encontrei no site http://busyteacher.org/3605-how-to-teach-past-simple-reg-irreg.html um roteiro que é apresentado como ‘moderno’ para o ensino do Simple Past dos verbos irregulares. Ao examinar os passos que o professor deve seguir e que reproduzo abaixo, descubro, para minha surpresa, que eu já era moderninho há mais de trinta anos:


1.  Introduce the Simple Past of regular verbs
2. .  . Practice the Simple Past of regular verbs
3.  Introduce the Simple Past of irregular verbs 
4.  Practice the Simple Past of irregular verbs
5.  Introduce the Simple Past – Negative forms 
6.  Introduce the Simple Past – Interrogative forms
7.  Introduce the Simple Past - Short answers 
8.  Provide extended practice 

O texto, porém, se encerra com uma observação com a qual eu não concordo inteiramente: “...make sure your students practice the Simple Past in context, and not by memorizing lists of verbs.”

Existe hoje em dia e, na verdade, já faz tempo, uma aversão quase que unânime à chamada decoreba. Eu não sou assim tão radical – pelo menos, quanto a isso! Não é fato que a gente tem de saber de cor o nosso endereço, a chapa do nosso carro, a data de nosso nascimento, as senhas de nossos cartões de crédito, os números de nossos telefones fixos e celulares etc. etc.? Qual é o drama então de decorar a lista dos verbos irregulares em inglês? A enorme maioria dos verbos ingleses é constituída de verbos regulares. Os sites consultados falam em thousands of regular verbs. Em comparação com uns 80 ou 100 irregulares, até que não são muitos.

Em resumo, eu não sou contra a decoreba da injustamente detestada lista dos irregulares. Isso me faz lembrar uma inglesa, de nome Stephanie, que uma vez me disse: “My dad buyed it for me.” Ela tinha quatro anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário