sexta-feira, 13 de julho de 2018

De volta à nossa realidade


Com o fim da Copa, em que o Brasil, um dos favoritos, não ficou nem entre os quatro primeiros (ó opróbrio!), volto os olhos para o país. A Copa exerce um fascínio tal que é como, durantes algumas semanas, a gente estivesse em transe, suspenso pelas arrancadas deste jogador, pelos tombos daquele outro, pelo gol contra, pelos empurrões etc.
Porém agora, já mais calmo, verifico que o país voltou à normalidade. Ótimo.

O Lula continua em cana, ainda que tenha se livrado de uma das trocentas acusações que pesam sobre ele.

A Eletrobrás não anda.

No Rio o Prefeito segue firme e forte, cada vez mais religioso.

O chefe da Polícia Civil do Rio é acusado de crime contra a Lei de Licitações.
Habeas Corpus no plantão foi ‘chicana canhestra e acintosa’, segundo procurador do caso Lula.
Bolsonaro topa pacto com qualquer um, com exceção do diabo. É o que ele diz.
O futuro das contas públicas periga ir pro brejo, devido à votação de projetos do Congresso Nacional que aumentam as despesas e concedem isenções a um monte de setores.
Bolsa e dólar não param de subir. É bom? É ruim? Cês veem aí.
Planos de saúde ou extorsão? Escolham.
Ninguém segura o PCC.
Economia, saúde, transporte, educação, segurança: no comment.
Já que está tudo bem, posso retornar, sem susto, às minhas incursões ao Reino Unido. Vamos lá.
East End uma extensa área industrial, localizada, é óbvio, na zona leste de Londres, famosa por suas docas e, antigamente, por sua pobreza. Jack , o Estripador, atuava nessa área.
Easter Monday feriado (bank holiday) que se segue ao Domingo de Páscoa. Data que marca o início da invasão a Londres dos turistas para as férias de verão.
Economist importante e influente revista semanal de economia. Tem grande credibilidade e é considerada uma publicação conservadora.
Edinburgh capital da Escócia, famosa, entre outras coisas, por seus belos edifícios e monumentos, pelo Castelo e pela Princes Street, considerada a avenida mais bonita do Reino Unido, com as lojas de um lado e o parque do outro.
eisteddfod (pronúncia aproximada: aistédfad) festival de literatura,  dança e música realizado anualmente no País de Gales. Dura oito dias e é falado inteiramente em galês. Não dá para entender nada mas é muito legal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário