sexta-feira, 27 de abril de 2018

Britain - 5


Britain – 5
1.   Battle of Britain, a batalha aérea entre a Luftwaffe nazista e a Royal Air Force em 1940, em plena 2ª Guerra Mundial. Se os alemães tivessem vencido, a Inglaterra teria sido invadida. Referindo-se aos pilotos britânicos, que venceram essa parada, Churchill disse: “Never in the field of human conflict was so much owed by so many to so few.” Não vou traduzir.

2.   black pudding: chouriço ou morcela, espécie de salsicha feita de sangue de porco misturado com carne e gordura moída do próprio animal. além de vários temperos.

3.   Bloody Tower, uma das 21 torres que formam a construção conhecida como the Tower of London. Ela leva esse nome porque foi nela que os jovens príncipes Edward V e seu irmão Richard foram assassinados a mando de, supõe-se, de Richard III, seu tio. “Now is the winter of our discontent...” É com essas palavras que Shakespeare abre sua tragédia Richard III. O “inverno de nossa desesperança” é o próprio Richard, um homem amargurado, infeliz num mundo que o odeia.

4.   bobby, espécie de apelido usado para designar um policial inglês, desses que, solicitamente, dão informações a turistas e ajudam a controlar o trânsito. O nome vem de Robert Peel, o ministro que criou no século XIX a Polícia Metropolitana de Londres. Uma vez eu fui a uma festa a fantasia em Bromley, distrito de Londres, vestido com uma farda (verdadeira) de um bobby. Foi um sucesso, modéstia à parte.


5.   Bodleian, a principal biblioteca da Oxford University, fundada em 1602 por Thomas Bodley, que doou cerca de 2000 livros para a Universidade. Atualmente com 12 milhões de itens, incluindo manuscritos e mapas, só perde em tamanho para a British Library.


quinta-feira, 26 de abril de 2018

Britain - 4


Britain - 4
1.   bed and breakfast: espécie de pensão, onde o hóspede tem direito, como o nome indica, a um quarto e café da manhã, o típico English breakfast, às vezes acrescido de porridge, palavra que não vou explicar agora. Em geral, é um serviço fornecido por famílias cujas casas têm um ou mais quartos disponíveis.

2.   Beefeater, apelido dos guardas da Torre de Londres. O nome oficial é Yoman Warder. Não serve para nada, mas atrai muitos turistas, tal como os corvos, pássaros cativos que, segundo a lenda, protegem a Coroa e a torre. Se os pássaros sumirem, a Coroa some também e com ela o Reino.

3.   Belfast, capital da Irlanda do Norte. A Irlanda do Norte é o único país do Reino Unido que eu não conheci, mas em compensação passei três dias em Dublin, na República da Irlanda, que é um país independente e adorável, terra natal do U2.

4.   Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha. Fica na Escócia e tem 1.343 metros de altura. Não é lá grande coisa, quando comparado, por exemplo, com o nosso Pico da Neblina, no estado do Amazonas, com seus 2.993 metros.

5.   Big Ben: ao contrário do que muita gente pensa, Big Ben não é o relógio da torre do Parlamento, em Londres, mas sim o sino que lá foi instalado em 1856, quando o ministro de Obras Públicas era Benjamin Hall.


quarta-feira, 25 de abril de 2018

Britain - 3


Britain - 3
1.   Baker Street: rua localizada na zona central de Londres, onde morava, no nº 221B, o famoso detetive fictício Sherlock Holmes, criado por Sir Conan Doyle. Hoje o apartamento é um museu, em que se podem ver os móveis, os tapetes persas, os cachimbos e as roupas de Mr. Holmes, incluindo até os ridículos chapéus que ele usava.
2.   Balmoral: castelo situado no nordeste da Escócia. Ocupa uma área de 200 km2. É uma das 6 residências oficiais da família real britânica. As outras são: Buckingham Palace, em Londres, Windsor Castle, Sandringham Estate, Holyrood Palace, na Escócia, e Hillsborough Castle, na Irlanda do Norte.
3.   Barbican: centro cultural em Londres, inaugurado em 1982. É um complexo formado de sala de conferências, sala de concertos, três cinemas, um teatro, uma galeria de arte, uma biblioteca e dois salões para exposições, além de bares e restaurantes. É a sede da Royal Shakespeare Company.
4.   BBC: abreviatura de British Broadcasting Corporation, a rede de rádio e televisão britânica. Os documentários que ela produz são de tirar o chapéu.
5.   Beatles: dispensa explicações.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Britain - 2


Britain -2
1.   Anne Hathaway’s Cottage: casa nos arredores de Stratford-(up)on-Avon em que nasceu a esposa de Shakespeare (1557-1623). Dizem as más línguas (e as boas também) que Anne e William precisaram casar rapidinho e fugir de Stratford porque ela estava grávida.

2.   Archbishop of Canterbury:  título do chefe da Igreja Anglicana, equivalente, no catolicismo, ao nível do papa, sem os salamaleques, mesmo sendo o inglês chegado a muita pompa e circunstância.  Agora, acima dele está a Rainha, que não dá palpite sobre religião. Na verdade, não dá palpite sobre nada.


3.   A-road: as principais rodovias inglesas vem designadas pele letra A, seguida de um número. A A-1 liga Londres a Edinburgh, a A-40 vai de Londres ao País de Gales, a A-38 liga Bodmin a Mansfield etc. Muitas das modernas estradas ainda obedecem o traçado estabelecido pelos romanos, que construíram mais de 3.000 km de viae para facilitar o deslocamento de tropas e o escoamento dos produtos agrícolas locais.

4.   Auld Lang Syne: poema tradicionalmente entoado na véspera do Ano Novo, com letra de Robert Burns, o mais famoso poeta escocês. No Brasil, esta canção virou a ‘Valsa da Despedida’ (Adeus amor, eu vou partir, ouço ao longe um clarim. Mas onde eu for irei sentir teus passos junto a mim.) Auld Lang Syne, em dialeto escocês, quer dizer algo como ‘muito tempo atrás’. e no Reino Unido e Estados Unidos é conhecida como  "The Song that Nobody Knows” porque ninguém sabe a letra até o fim.


5.   Authorized Version: em 1611 o rei James VI ordenou que a Bíblia fosse traduzida do latim para o inglês. Ficou uma tradução tão bem feita, que os súditos da Coroa passaram a achar que o inglês era a língua de Deus. Tolinhos...Então eles não sabem que Deus é brasileiro? Hoje em dia, em muitas igrejas, anda-se adotando muito hereticamente versões mais modernas da Bíblia, que é para ver se, pelo menos no domingo, as igrejas se enchem de fiéis.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Britain - 1


Chega de serpentes. From now on eu vou me basear escandalosamente  no Dictionary of Brtain, de Adrian Room (Oxford University Press, 1986) e fazer uma seleção de tópicos que me parecem worth knowing.

1.       abdication: a abdicação ao trono do Reino Unido em 1936 por parte do rei Edward VIII, de modo que ele pudesse se casar com Wallis Simpson, uma americana divorciada.

2.       Accession Day: 6 de de 1952, data em que a rainha Elizabeth II subiu ao trono. Nesse dia, todos os anos, a bandeira nacional, popularmente chamada de Union Jack é hasteada em todos os edifícios públicos. Não é feriado. Se todas as datas históricas fossem feriados, ninguém trabalharia na Inglaterra.

3.       Albert Hall: uma sala de espetáculos em Londres, com capacidade para 8.000 pessoas. Inaugurado em 29 de março de 1871 pela rainha Vitória, recebeu esse nome em homenagem ao seu falecido marido.

4.       Andy Capp: Zé do Boné, personagem de uma tirinha de jornal  criada por Reg Smythe e publicada pelo Daily Mirror e The Sunday Mirror desde 1957. Andy é a típica (e exagerada) figura do working class man, preguiçoso e malandro.

5.       Anglo-Saxon: 1. a língua falada por tribos de descendentes germânicos que dominaram a Grã-Bretanha do século V até 1066, quando o normando William the Conqueror invadiu a ilha. É muitas vezes referida como Old English. 2. tipo de linguagem popular, recheada de palavrões e termos chulos, também conhecida como plain English.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Serpentes - 10


SERPENTES – 10
46.   O Captopril, medicamento usado no tratamento da hipertensão, é fabricado a partir de uma substância extraída do veneno da jararaca.

47.   A mamba negra é a serpente mais veloz e a segunda cobra venenosa mais comprida do mundo, só perdendo para a cobra-rei. Encontrada na África Oriental, ela alcança a velocidade de 19 quilômetros por hora. Seu nome não tem nada a ver com a cor de suas escamas, que têm um tom esverdeado, mas sim com o interior de sua boca, que é ‘negra como a asa da graúna’ (Catulo da Paixão Cearense). Seu veneno é altamente tóxico: se a pessoa picada não receber o soro antiofídico, ela morre dentro de 7 a 15 horas.

48.   Uma cobra nunca para de crescer.

49.   As serpentes não conseguem ouvir a música do encantador de cobras, tão comum na Índia, mas elas respondem às vibrações dos seus pés batendo no chão ou aos movimentos de sua flautinha.

50.   As pessoas em geral têm pavor de cobras, venenosas ou não, mas elas (estou falando das cobras, não das pessoas) contribuem para o equilíbrio do ecossistema, mantendo sob controle a população de ratos, camundongos e pássaros.


terça-feira, 17 de abril de 2018

Serpentes - 9


SERPENTES – 9
1.   Nem todas as cobras têm presas – só as que matam a ‘vítima’ com veneno as possuem. Quando as presas não estão sendo usadas, elas se dobram no céu da boca, com exceção da cobra coral, cujas presas permanecem sempre em ‘posição de ataque’.
2.   Já houve casos de cobras venenosas que, por distração – vejam só! – morreram após se picarem acidentalmente. Ou será que se suicidaram de propósito?
3.      As cobras-tromba-de-elefante são quase totalmente aquáticas. Elas não deslizam no solo porque lhes faltam as grossas escamas na barriga que as ajudam a mover-se. Em compensação, elas têm escamas nodosas para agarrar peixes escorregadios e matá-los por constrição debaixo d’água.
4.   A menor cobra que se conhece é a cobra-cabelo. Tem 10 cm de comprimento e vive na ilha de Barbados, na América Central. O pessoal da região diz que ela se parece com espaguete e se alimenta basicamente de cupins e larvas. Já pensou? Encontrar um bicho desses no prato?
5.   Essa é dura de acreditar. Em 2009, um lavrador da África Oriental sobreviveu a uma luta épica com um píton de quase 4 metros, na qual ele por azar pisou enquanto ia para a roça. Ela se enrolou nele e o prensou contra uma árvore enorme. O pobre homem cobriu a cabeça da serpente com a camisa para impedir que o animal o engolisse. Ele ainda conseguiu ligar para a polícia do seu celular e foi finalmente salvo. A batalha, se é que podemos usar essa palavra, durou três horas!




segunda-feira, 16 de abril de 2018

Serpentes - 8


SERPENTES – 8
1.   A cobra mais longa já registrada é a píton reticulada, que chega a alcançar 10 metros de comprimento, o que é suficiente para que ela consiga engolir um porco, um veado ou até mesmo uma pessoa adulta. Xô!
2.   A cobra marinha, dotada de uma cauda em forma de remo, é capaz de mergulhar mais de 100 metros nos oceanos Índico e Pacífico. Ela precisa de ar para respirar, mas consegue ficar debaixo d’água por até uma hora. É mole?
3.   Se uma serpente se vê ameaçada logo depois de uma refeição, ela com frequência regurgita a comida a fim de se afastar mais rapidamente da ameaça. Eca! É meio nojento, mas funciona. O aparelho digestório de uma cobra consegue dissolver qualquer parte da presa, exceto o pelo, as penas e as garras.
4.   As cobras não têm pálpebras. O que elas têm é uma película transparente que protege seus olhos. Isso significa que elas dormem de olhos abertos! De maneira geral, as cobras enxergam muito bem, principalmente se o objeto que lhes chama a atenção está em movimento.
5.   A cobra venenosa mais comprida que se conhece é a cobra-rei da Ásia, que pode atingir o comprimento de 6 metros. Ela emite um som semelhante a um rosnado e se isso fosse pouco seu veneno é suficiente para matar um elefante! Não é à toa que é chamada de cobra-rei.

sábado, 14 de abril de 2018

Serpentes - 7


SERPENTES – 7
1.   A cobra cuspideira de Moçambique é capaz de lançar seu veneno a uma distância de 2,5 metros. E ela ‘cospe’ em qualquer posição, seja rastejando no solo, seja erguendo a cabeça. Agora, o que ela prefere mesmo é mirar nos olhos da vítima.
2.   As cobras não conseguem mastigar, de modo que elas têm de engolir a presa inteira. Para isso, elas por vezes precisam abrir bem a boca, já que sua mandíbula inferior é muito flexível. O incrível é que elas são capazes de comer animais que têm de 75% a 100% do tamanho de seu próprio corpo.
3.   Para que não se sufoquem ao devorar uma presa grande, as cobras empurram a ponta da traqueia para fora da boca, semelhante à maneira como funciona um snorkel.
4.   A víbora-do-gabão possui as presas mais longas do mundo, chegando a 5 cm de comprimento.
5.   A sucuri pode prender a respiração por até 10 minutos debaixo d’água. Fora isso, tal como o crocodilo, ela é dotada de olhos e narinas que pairam acima da superfície da água, de modo a aumentar sua destreza e suas habilidades de caça.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Serpentes - 5


SERPENTES – 5
1.   Algumas cobras chegam a ter mais de 200 dentes, que não são obviamente usados para mastigar, mas sim para impedir que a presa escape, uma vez que os dentes são voltados para dentro.

2.   As presas de uma cobra geralmente duram de 6 a 10 semanas. Quando elas ‘gastam’, são substituídas por outras, que nascem em seu lugar. Você nunca verá uma cobra banguela.
3.   Existem cerca de 500 gêneros e 3.000 espécies diferentes de cobras. No Brasil há quatro gêneros: Micrurus, Bothrops, Crotalus e Lachesis, que abrangem aproximadamente sessenta espécies.

“Os espectadores do programa de TV norte-americano "Eaten alive" ficaram desapontados e fizeram piadas após o apresentador Paul Rosolie desistir de ser engolido vivo por uma anaconda. A proposta do programa da emissora Discovery Channel era mostrar a experiência de entrar dentro do organismo do animal, protegido por uma roupa especial. O episódio final foi exibido no domingo (7) nos EUA.
Paul Rosolie chegou a ser envolvido e mordido na área da cabeça pela anaconda, mas abortou o projeto após sentir que seu braço estava sendo pressionado, mesmo com a proteção especial. Ele estava coberto por uma proteção que provia oxigênio e que deveria ser resistente à força do animal. Ele acionou a equipe de produção ao sentir a roupa "se quebrando", e sua cabeça foi retirada da boca da anaconda.”

5.   Believe it or not, existem 5 espécies reconhecidas de cobras voadoras. Algumas chegam a medir 1,20m de comprimento e conseguem percorrer aproximadamente 10 metros sem tocar o chão. É bem menos do que o voo do 14 Bis do Santos Dumont, mas mesmo assim é uma façanha, né.


terça-feira, 10 de abril de 2018

Serpentes - 3


SERPENTES -3
1.   A cobra-cega-brâmane é a única espécie de serpente constituída de apenas fêmeas, o que as dispensa da chatice de procurar um macho para se reproduzir. Por outro lado, a vida delas deve ser muito sem graça.
2.   Se uma pessoa – digamos, você – de repente se transformasse numa cobra, ela (isto é, você) seria 4 vezes mais alta é só alguns centímetros mais roliça. Nós, humanos, temos 24 costelas, enquanto certas serpentes chegam a ter mais de 400! Como é que Kafka não pensou nisso? Gregor Samsa poderia ter acordado um dia na pele não de um inseto asqueroso, mas de uma sucuri medonha.
3.    Acredita-se que a espécie de serpente mais evoluída do mundo é a mamba negra, que habita a África Meridional e Ocidental. Ela é capaz de picar 12 vezes em seguida, ainda que apenas uma picada seja capaz de matar um adulto em cerca de 20 minutos. Ao contrário do que se pode pensar, a mamba negra não é negra. Na verdade, sua coloração vai do marrom ao verde-oliva, e do cáqui ao cinza. A única coisa negra da mamba é o interior de sua bocarra. que ela escancara quando se vê ameaçada.
4.    A taipan do interior é a serpente mais venenosa do mundo. Seu veneno, extremamente tóxico, fica acondicionado em glândulas e é suficiente para matar até 80 pessoas.
5.    A adder (Vipera berus) é a única cobra venenosa da Inglaterra. Sua picada doi pra burro, mas normalmente não mata. Antigamente, as pessoas a chamavam de nadder, e quando viam uma, diziam, “Look, there’s a nadder over there!’ Com o tempo, a turma esqueceu que o ‘n’ fazia parte do nome da cobra e passaram a referir-se a ela como ‘an adder’. E o nome pegou. A mesma coisa aconteceu com apron (avental), mas isso já é outra história.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Serpentes - 2


SERPENTES -2
1.   Reza a lenda que São Patrício – St. Patrick, para os íntimos – foi um missionário cristão do séc. V d.C que ‘empurrou’ para o mar as cobras que o atormentaram durante seu jejum de 40 dias no topo de uma colina. De lá para cá, nunca mais se viu uma única cobrinha na chamada ‘Emerald Island’.

2.   As cinco serpentes mais peçonhentas do mundo são a taipan do interior, a cobra marrom, a taipan costeira, a cobra-tigre asiática e a mamba negra, quase todas com forte sotaque australiano. A jararaca brasileira nem paga placê, como dizem os frequentadores do Jockey Club.

3.   Quanto mais quente o corpo da serpente, mais rapidamente ela conseguirá digerir sua presa. Normalmente, uma cobra leva de 3 a 5 dias para digerir sua ‘refeição’. No caso de cobras muito grandes, como a sucuri, por exemplo, a digestão pode levar semanas. Preguiçosa, como ela só.

4.   Alguns animais, como o mangusto, por exemplo, são imunes ao veneno das cobras. Acho que aqui cabe uma fábula, que eu, por pura preguiça e porque confio no inglês dos meus leitores, não vou traduzir (http://www.english-for-students.com/The-Mongoose-and-The-Child.html):

Once, there lived a farmer and his wife. They had a little son. The farmer had a pet mongoose. The little boy and the mongoose were fond of each other. They were good playmates.
One day the farmer was busy at his fields. The farmer's wife had left to the market. The little boy was fast asleep in a cradle. The mongoose was lying down near the cradle. 
A cobra somehow got into the house and it was nearing the little boy. The mongoose sniffed the snake and jumped up. He fought with the cobra. The cobra began to attack. There was a fierce fight between the cobra and the mongoose. The mongoose finally bit and killed the cobra. 
The mongoose saw the farmer's wife returning from market. He ran happily towards her to greet her. She saw blood around the mouth and paws of the mongoose. The farmer's wife mistook that the mongoose had attacked her son. 
The farmer's wife took a long stick and gave heavy blows on the mongoose and then ran into the house. She was shocked to see a dead cobra lying on the floor near her son. Now she realised her mistake. Her sorrow knew no bounds.
MORAL : Look before you leap.

5.   A fim de evitar os predadores, algumas serpentes fazem cocô sempre que podem (ou querem). Elas ficam tão imundas e fedorentas que os predadores acabam se afastando. É a principal arma de defesa da inofensiva cobra de jardim e da serpente nariz-de-porco mexicana.

domingo, 8 de abril de 2018

Serpentes - 1


Fatos sobre as serpentes (extraídos desavergonhadamente do site https://www.factretriever.com/snake-facts)

Estou agora iniciando uma nova série, inspirado que fui pelo deprimente espetáculo proporcionado pela única jararaca que esperneia, quando toma uma cacetada na cabeça.

1.   A cabeça decapitada de uma serpente venenosa ainda pode picar uma pessoa, horas depois de morta.
2.   É difícil, se não impossível, determinar qual a serpente mais perigosa do mundo. Talvez seja a saw-scaled viper, que habita as regiões áridas da África, do Oriente Médio, do Paquistão, da Índia e do Sri Lanka.
3.   Existem serpentes espalhadas pelos quatro cantos do mundo, exceto – believe it or not – na Irlanda, Islândia, Nova Zelândia e nos Polos Norte e Sul.
4.   Das cerca de 725 espécies de cobras venenosas conhecidas e catalogadas até hoje, 250 podem matar um ser humano com apenas uma picada.
5.   As cobras são o resultado da evolução de um ancestral reptiliano de quatro patas – provavelmente um lagarto pequeno, que vivia em buracos escavados na terra – cerca de 100 milhões de anos atrás. Ainda hoje, algumas serpentes, como as pítons e as jiboias, ainda têm vestígios de patas traseiras.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Praga


Praga
Não me refiro à simpática capital da República Tcheca, que visitei anos atrás e que me deixou fascinado. a Ponte Carlos, ladeada de estátuas, o Centro Histórico, a Casa de Kafka, o Bairro Judeu - tudo isso me encantou.
Mas não é essa a minha praga. O que desejo de coração é que aqueles defensores da impunidade, da mutreta, do jeitinho, dos embargos, dos recursos, - aqueles sub-brasileiros, aqueles infrabrasileiros, aqueles não-brasileiros nunca mais tenham sossego ao embarcar em qualquer avião de carreira, seja em território nacional ou estrangeiro.
Que sejam cobertos de apupos, vaias e xingamentos ad eternum, data venia.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

medicina nuclear

Crianças, 
Estou voltando dos médicos (oncologista e hematologista). Ambos me acharam muito bem e me liberaram para viajar, Vou para a Alemanha e para Israel. Agora, querendo comprar o livro abaixo....

Tricky Pitfalls 40


Dois pedidos
Crianças,
Quero usar este espacinho aqui para fazer dois pedidos:
 1.  os que já receberam o(s) livro(s) pelo correio e fizeram o depósito de 50,00 ou 100,00, por favor me mandem um e-mail (israeljelin@gmail.com) confirmando o depósito, se possível identificando o depositante de alguma forma;
2.   os que estiverem interessados no ‘Testemunha de um enforcamento’ ou no ‘Tempos de escola’ por favor entrem em contato com a Alphagraphics, através do e-mail mfernandes@alphagraphics.com.br. O preço de cada livro é 50,00 + frete ou retirada na Av. Brg. Faria Lima, 2941 ou na R. Gomes de Carvalho, 1765 - Vila Olímpia sem custo.

Tricky Pitfalls 40
201. One of the main politics of the Republican Party after the Civil War was to create Land-grant universities under the Morrill Acts of 1862 and 1890.
201. Correção: One of the main policies of the Republican Party after the Civil War was to create Land-grant universities under the Morrill Acts of 1862 and 1890. (Politics: política, aquilo que von Bismarck definia como ‘a arte do possível’; policy: conjunto de atos ou diretrizes propostos por um governo, partido ou organização.)

202. Death and dying: Nurses ought to know their position about passive terminal care.

202. Correção: Death and dying: Nurses ought to know their position on passive terminal care. (Position on, não position about.)

203. There was no possibility to change the voting procedure in this election.
203. Correção: There was no possibility of changing the voting procedure in this election. (Possibility of + gerund, não possibility + to infinitive.)
204. Bankpreferred to hold onto their moneyrather than lending it to companies. 
204. Correção: Bankpreferred to hold onto their moneyrather than lend it to companies. (Prefer to do somethinjg rather than do something else.)
205. They were unable to determine to what extent her injuries might have prevented her to open the door. 
205. Correção: They were unable to determine to what extent her injuries might have prevented her from opening the door. (Prevent someone from doing something.) 

terça-feira, 3 de abril de 2018

Tricky Pitfalls 39


Tricky Pitfalls 39
196. Motel personal conducted a search and a motel employee later found the senator's clothing and room key by the swimming pool.
196. Motel personal conducted a search and a motel employee later found the senator's clothing and room key by the swimming pool. (Personnel é um substativo que designa as pessoas que trabalham em determinado setor ou órgão; personal é um adjetivo, tipo personal trainer, por exemplo.)
197. Tutankhamen was as feeble as a night butterfly. Under no circumstance was he an ambitious person with a strong personality
197. Correção: Tutankhamen was as feeble as a night butterfly. Under no circumstance was he an ambitious person with a strong character. (Personality: sua imagem externa, ou o modo como as pessoas o veem no mundo; character: o que você é por dentro, ou suas qualidades morais.)
198.We all felt pitiful when we saw what they had done to the poor child.
198. Correção: We all felt pity when we saw what they had done to the poor child. (Pity é um substantivo, significando pena, dó; pitiful é um adjetivo que significa digno de pena, que desperta um sentimento de pena.)
199. He’s such a hardheaded man that it is no point arguing with him. He is too stupid to change his mind.
199. Correção: He’s such a hardheaded man that there is no point arguing with him. He is too stupid to change his mind. (There is no point, não it is no point.)
200. In his point of view our meeting would be a complete waste of time.
200. Correção: From his point of view our meeting would be a complete waste of time. (In one’s opinion, mas from one’s point of view.)